Descarte

Mais de 180kg de alimentos vencidos são apreendidos em restaurante

Estabelecimento fica no Leme, na Zona Sul do Rio

180kg de carnes e frutos do mar foram descartados
180kg de carnes e frutos do mar foram descartados |  Foto: Divulgação - Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor

Agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor realizaram uma operação na manhã da terça-feira (12), e apreenderam mais de 180 kg de carne e frutos do mar vencidos no renomado restaurante Marius Degustare, localizado no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro. O estabelecimento, conhecido por sua clientela turística e sua localização privilegiada à beira da Avenida Atlântica, foi alvo da ação fiscalizatória.

Todo o material impróprio para o consumo foi imediatamente descartado pelas autoridades. Gutemberg Fonseca, titular da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, enfatizou que essa fiscalização é parte integrante da rotina da secretaria e está alinhada com o programa "Educa Consumidor", que visa fornecer orientações sobre o adequado armazenamento de produtos.

"Descartamos tudo e intensificaremos nossas operações de fiscalização. Produtos vencidos não podem ser comercializados", ressaltou Fonseca.  

Leia+: A chapa vai esquentar! Rio terá onda de calor a partir de quinta

Leia+: Feijoada das campeãs: Viradouro recebe UPM no sábado

Em nota, o estabelecimento negou o ocorrido. Confira na íntegra:

"O SEDCON RJ esteve no restaurante na manhã de terça-feira, em ação educativa, de forma que não houve sequer multa ao restaurante. O órgão apenas forneceu orientações a respeito de armazenamento de produtos que já estavam separados para descarte, não havendo apreensão de qualquer material. Estamos colaborando com essa importante campanha e seguindo todas as respectivas orientações."

No entanto, a pasta informou que o programa citado é também uma forma de fiscalização e disse ainda que o Marius não foi multado porque poderiam aceitar o descarte ou serem multados, e eles aceitaram o descarte.

A secretaria, no entanto, afirmou que um inquérito foi aberto para apurar o motivo de o restaurante ter uma quantidade tão grande de comida vencida no estabelecimento.

< Pensionistas e aposentados do INSS tem o 13º adiantado 'Atrapalharam a minha viagem', diz sequestrador ao deixar delegacia <